Aumento dos crimes contra património pode estar ligado à crise

O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considerou hoje que o aumento dos crimes contra o património, como o roubo por esticão e a ourivesaria, pode estar ligado à crise económica que o país atravessa. 

O porta-voz do OSCOT, Filipe Pathé Duarte, disse à agência Lusa que «é difícil estabelecer uma ligação directa entre a crise económica e a criminalidade».

In: SOL
31/03/2012

Quem não quiser trabalhar, perde rendimento mínimo

Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção passarão a estar ao dispor de autarquias, juntas e IPSS para trabalho útil à sociedade. A condição está no pacote de novas regras de atribuição desta prestação, prestes a avançar. 

As regras mudaram e a prioridade do Governo é, a curto prazo, estabelecer protocolos com autarquias, juntas de freguesia e IPSS, no sentido de permitir o recrutamento de beneficiários do rendimento Social de Inserção (RSI) para desenvolverem qualquer trabalho que se entenda ser socialmente necessário. Da jardinagem à ajuda em instituições sociais.

31/03/2012

Crimes violentos diminuíram 1,2% em 2011

A criminalidade participada à GNR, PSP e PJ desceu dois por cento em 2011 face ao ano anterior, tendo a violenta e grave sofrido uma diminuição mais ligeira (1,2 por cento), revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). 

De acordo com o documento, que está a ser analisado pelo Conselho Superior de Segurança Interna, em 2011 aumentaram os crimes de roubo por esticão (mais 21,2 por cento), roubo a ourivesarias (mais 14,2%), furto em residência (mais 6,2%) e roubo em residência (mais 7,3 por cento). O RASI de 2011 indica ainda que, as forças de segurança receberam um total de 405.288 participações, menos 8.312 queixas do que em 2010.

31/03/2012

Código do Trabalho aprovado na generalidade

Em direto: 12h18 As alterações ao Código do Trabalho foram aprovadas apesar dos votos contra do PCP, BE, PEV e os deputados Isabel Moreira (PS) e Ribeiro e Castro (CDS). PSD e CDS-PP votaram a favor. 

12h44 "Infelizmente os dados que continuam a sair sobre a situação económica e social continuam a ser negativos. Relativamente aos pagamentos e ao financiamento da nossa economia dissémos que é preciso ir mais longe", disse o secretário-geral do PS à saída da votação. 

In: Expresso
30/03/2012

Governo autoriza promoções de militares e polícias

O Orçamento rectificativo, aprovado esta quinta-feira pelo Governo, prevê que possam ocorrer promoções em 2012 nas Forças Armadas, na GNR, na PSP e Guarda Prisional, sem que haja aumento da despesa e mediante aprovação do Ministério das Finanças. 

"Durante o ano de 2012 podem ocorrer promoções de militares das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, de pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública, de pessoal da Polícia Marítima e de outro pessoal militarizado e de pessoal do corpo da guarda prisional, mediante despacho dos membros do Governo responsável pela área das finanças e da tutela, justificada que esteja a sua necessidade", refere o artigo 20 do documento.

In: RR
30/03/2012

Mais de 174 mil empregos destruídos até ao final do ano

Banco de Portugal aponta para menos emprego, menos salários e menos rendimento. 

A marca da austeridade no mercado de trabalho é brutal: só este ano serão destruídos mais de 174 mil postos de trabalho, prevê o Banco de Portugal (BdP). E, em três anos de ‘troika', a economia nacional vai perder quase 350 mil empregos. Uma factura que o próprio Governo já reconheceu ser maior que o esperado e que já está a pesar no Orçamento.

30/03/2012

Fisco vai ter mais poderes para controlar pagamentos com cartão de débito e crédito

O Governo quer que a Administração Tributária possa exigir aos bancos, "a qualquer momento", os dados sobre os pagamentos com cartões de débito e crédito, alargando assim os poderes do fisco. 

A intenção do Governo é concretizada através de uma alteração à Lei Geral Tributária (LGT) e faz parte da proposta de lei de Orçamento Retificativo para 2012 entregue hoje no Parlamento pelo Governo. 

Desde 1 de janeiro de 2011 que a LGT já prevê que "as instituições de crédito e sociedades financeiras têm a obrigação de fornecer à administração tributária, até ao final do mês de Julho de cada ano (...) o valor dos fluxos de pagamentos com cartões de crédito e de débito, efetuados por seu intermédio, a sujeitos passivos que aufiram rendimentos da categoria B de IRS (empresários em nome individual) e de IRC (empresas), sem por qualquer forma identificar os titulares dos referidos cartões".

In: SIC
30/03/2012

Ministra tira um milhão de euros à Ordem dos Advogados

A percentagem das taxas de justiça para a Ordem dos Advogados e Câmara dos Solicitadores foi reduzida para um quarto. Marinho e Pinto diz que é mais uma forma de afastar os cidadãos dos tribunais. 

Em 2012, o Conselho Geral da Ordem dos Advogados (AO) deverá receber cerca de 361 mil euros em taxas de justiça. Menos um quarto da verba do ano passado (1,367 milhões de euros), que se traduz na redução de quase um milhão de euros. A medida foi tornada pública ontem por uma portaria dos ministérios da Justiça e das Finanças, que reduz a permilagem de 2,1%para 0,5%, dos 65,118 milhões estimados em receitas cíveis, destinada à Ordem. A portaria determina ainda que a verba em causa apenas pode ser utilizada na "formação inicial e contínua de advogados e advogados estagiários".

30/03/2012

Ministra da Justiça rejeita fusão da PJ com outras polícias

A ministra da justiça garantiu, esta quinta-feira, que a Policia Judiciária vai manter-se independente dos restantes órgãos de polícia criminal, rejeitando, assim, a proposta eleitoral do PSD que preconizava a fusão daquela polícia com a PSP e o SEF. 

"Recuso por completo a possibilidade de uma polícia única com ou a partir da PJ", afirmou Paula Teixeira da Cruz, na sessão abertura do III Congresso da Investigação Criminal, que decorre na Figueira da Foz, até amanhã, sexta-feira.

Numa mensagem muito aplaudida pela plateia, a ministra insistiu que "a PJ é independente dos restantes órgãos de polícia criminal e não será fundida num corpo único de polícia".

29/03/2012

Justiça 'não está famosa em parte nenhuma'

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, recorreu ontem a vários processos mediáticos de Portugal e de outros países, procurando demonstrar que a Justiça «não está famosa em parte nenhuma do mundo». 

Pinto Monteiro intervinha no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, num debate sobre o estado da Justiça em Portugal em que também foram oradores a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, e o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto.

«Em 2008, a Procuradoria-Geral da República pediu a Inglaterra o cumprimento do mandado de detenção europeu» contra o antigo presidente do Benfica Vale e Azevedo, mas, quatro anos depois, «o mandado está por cumprir», exemplificou.

In: SOL
29/03/2012

Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão só vai ter um juiz

O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que será formalmente instituída amanhã, pode ter dois juízes, mas para já só vai ter um. 

O Governo decidiu criar, para já, apenas um juízo no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, o que significa que este novo tribunal só terá um juiz. A mesma decisão foi tomada para o Tribunal da Propriedade Intelectual. 

Cada tribunal só terá, para já, um juiz, mas na aprovação destes tribunais ficou previsto a possibilidade de cada um ter dois juizes.

29/03/2012

Ministra da Justiça desmente cortes salariais para magistrados


A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, desmente que o Orçamento Retificativo inclua o alargamento aos juízes das reduções salariais previstas para a Função Pública.

O Jornal de Negócios avançou esta manhã que uma das medidas do Orçamento Retificativo é a alteração dos estatutos dos magistrados judiciais e do Ministério Público para que passem a prever expressamente que as componentes do sistema retributivo dos magistrados estão sujeitas às reduções remuneratórias e o pagamento dos subsídios de férias e de natal sujeito à suspensão nos termos e com os efeitos estabelecidos na Lei do Orçamento do Estado.

In: RTP
29/03/2012

Atrasar justiça pode custar 10 mil euros

O Ministério da Justiça prevê arrecadar mais 29,460 milhões de euros com o novo Regulamento das Custas Processuais, que entra hoje em vigor. Os valores aplicam-se a todos os processos em curso. cesso de jurisdição.

A taxa de um prode menores, como a tutela de uma criança, passa de 61,2 euros para 306 euros com as novas custas judiciais. A taxa de justiça é de 612 euros. Mas, nestes processos, uma portaria de 2009 determinava o pagamento de apenas 10% (61,2 euros). Ao dispensar os autores da ação do “pagamento da prestação inicial”, o novo regime provoca a “revogação tácita” da portaria, diz Diamantino Pereira, do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ). 

Assim, têm de pagar a segunda prestação, que é de 306 euros. Mas as alterações não ficam por aqui. Quem atrasar de forma deliberada um processo, por exemplo, terá de pagar multa até 10 mil euros. É principalmente devido à eliminação de um artigo (o 22) que o Ministério da Justiça estima arrecadar em 2012 cerca de 240,652 milhões de euros, mais 13,9% do que no ano passado (29,5 milhões). No novo regulamento, o valor das taxas é “quase o mesmo”, diz o coordenador do Departamento de Formação do SFJ.... 

In: asjp
29/03/2012

Instaurados 555 mil processos

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, considerou ontem "uma barbaridade" o número de processos-crime instaurados em Portugal. "Em 2010 entraram 555 mil. É uma barbaridade". Relacionados com a corrupção foram instaurados, em 2009, 1223 inquéritos, que originaram 241 acusações. Os números foram apresentados na conferência sobre o estado da justiça, na Faculdade de Direito de Coimbra. 

Pinto Monteiro – que disse ao CM estar disposto a cumprir o seu mandato até ao fim, Outubro – afirmou ainda que as leis "são de maturação lenta", incapazes de acompanhar a evolução económica e tecnológica. "Os capitais deslocam-se à velocidade da luz. Não temos nenhuma lei que possa acompanhar esta velocidade". E tentou demonstrar que o problema não é exclusivo de Portugal: dando como exemplo o caso de Vale e Azevedo, lembrou que foi pedido o cumprimento de um mandado de detenção europeu em Inglaterra em 2008, que continua por cumprir.

29/03/2012

Governo altera estatuto dos magistrados para acomodar cortes nos salários

Para que não se coloquem dúvidas, sobretudo em tribunal, medida passa a constar nos estatutos. 

Os estatutos dos magistrados judiciais e do Ministério Público vão passar a prever expressamente que as componentes do sistema retributivo dos magistrados ficam sujeitas às reduções remuneratórias e o pagamento dos subsídios de férias e de natal sujeito à suspensão nos termos e com os efeitos estabelecidos na Lei do Orçamento do Estado. A alteração legal está prevista na proposta de orçamento rectificativo, que hoje vai a Conselho de Ministros, e apanhou de surpresas juízes e magistrados do Ministério Público, cujas organizações sindicais não foram ouvidas.

29/03/2012

Ministério passa 200 oficiais de justiça para os quadros

As cerca de duas centenas de oficiais de justiça "provisórios" que aguardavam há mais de meio ano pela entrada nos quadros passaram a efectivos com o consequente aumento salarial.

O despacho da decisão, assinado pelo director da Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), Pedro Lima Gonçalves, foi colocado na página da internet da DGAJ esta quarta-feira.
"Atento o parecer da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, converto em definitivas as nomeações provisórias dos oficiais de justiça, com efeitos remuneratórios a partir de 1 de Janeiro de 2012, obtido que foi o cabimento e compromisso do respectivo encargo orçamental", lê-se na decisão.
In: Correio da Manhã
29/03/2012

Rectificativo proíbe pagamentos em dinheiro acima de mil euros

Medida de combate à economia paralela consta da proposta de alterações ao Orçamento do Estado que o Governo leva hoje a Conselho de Ministros. 

Todas as compras feitas a empresas pagas em dinheiro vivo vão ficar limitadas a um máximo de mil euros, e têm de passar a ser feitas em cheque, débito directo ou transferência bancária. A medida, que pretende combater a economia informal, está contida na proposta de orçamento rectificativo preparada pelo Ministério das Finanças que hoje deverá ser aprovada em Conselho de Ministros.

29/03/2012

Ordem dos Advogados Fim de alguns tribunais obrigará pessoas a viajar de véspera

O fim do Tribunal em Portel e a passagem para Reguengos de Monsaraz vai obrigar as pessoas a deslocarem-se de véspera à cidade alentejana se as diligências decorrerem às 10:00, segundo a Ordem dos Advogados. 

Este é um dos exemplos citados no Relatório da Ordem dos Advogados sobre a proposta de Governo de extinção de 46 tribunais e um juízo (Sines) no âmbito da reorganização da estrutura judiciária a enviar à ministra da Justiça e ao qual a Lusa teve acesso. 

O relatório é muito critico em relação à proposta do Governo, considerando que o desenho do mapa judiciário se traduz numa "política de desjudicialização que não cabe num Estado de direito democrático que tem na justiça e nos tribunais, um dos seus pilares essenciais".

29/03/2012

Segurança Social - Recibos verdes podem baixar descontos a meio do ano


Quem tiver quebra abrupta de rendimentos pode pagar menos à Segurança Social, desde que obtenha declaração comprovativa do Fisco. 

Os trabalhadores independentes que registem uma quebra significativa de rendimentos em relação ao ano anterior, deverão poder mudar de escalão e passar a fazer menos descontos à Segurança Social.

In: Jornal de Negócios
29/03/2012

Relatório de Segurança Interna revela decréscimo de queixas de violência doméstica

O número de queixas de violência doméstica diminuiu sete por cento em 2011, revelou hoje a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, indicando que os valores constam do Relatório de Segurança Interna (RASI).

Segundo a secretária de Estado, o RASI, que será entregue no Parlamento no final do mês, vai pela primeira vez desagregar os homicídios conjugais. 

O Relatório de Segurança Interna de 2010 revelou um aumento de dois por cento relativamente ao ano anterior no número de participações de violência doméstica às forças de segurança.

In: SIC
28/03/2012

Oposição acusa Governo de facilitar despedimentos sem promover o crescimento


In: SIC
28/03/2012

Proprietários recorrem a tribunais para impugnar estratégia de reabilitação urbana da Câmara

A Associação de Proprietários Lisbonenses (APL) anunciou hoje que vai impugnar nos tribunais a decisão da Assembleia Municipal de Lisboa de alargar as zonas de reabilitação urbana na cidade, argumentando com a ilegalidade no processo. 

Em conferência de imprensa, o presidente da APL, Menezes Leitão, afirmou que vai concretizar a intenção de impugnar a estratégia de reabilitação urbana de Lisboa para os próximos 12 anos, um documento que prevê a atualização de rendas e a isenção de impostos. 

"É escandalosamente ilegal", resumiu o responsável, argumentando que a decisão camarária contradiz o estatuto de reabilitação urbana, que possibilita os benefícios fiscais.

28/03/2012

Novas regras violam Constituição, diz Relatora do Bloco de Esquerda

A deputada encarregue de dar o parecer sobre a revisão do Código do Trabalho (CT), a 'bloquista' Mariana Aiveca, considera que a proposta do Governo "não reúne os requesitos constitucionais e regimentais para ser discutida e votada em plenário". 

A deputada relatora da proposta de lei do Governo para a terceira revisão do CT, ou seja, encarregue de verificar se o diploma está conforme à Constituição e está em condições regimentais de subir a plenário, disse à agência Lusa que a proposta legislativa "não garante a objetividade na seleção do trabalhador a despedir, prevista e imposta no artigo 53º da Constituição da República Portuguesa".

In: sapo
28/03/2012

Empresas aceleram despedimentos à boleia do novo subsídio

Trabalhadores aceitam propostas de rescisão para se anteciparem à entrada em vigor de novas regras mais gravosas 

Interessa às empresas porque se livram mais depressa dos trabalhadores; e interessa aos trabalhadores porque se põem a salvo das novas regras do subsídio de desemprego, que entram em vigor a 1 de Abril, e que reduzem de forma considerável a prestação da Segurança Social. Moral da história: o número de rescisões amigáveis está a aumentar e a tendência deverá acentuar-se neste mês de Março. A partir de Abril, os subsídios não só passam a ter novos tectos máximos (mais baixos do que os actuais) como, ao fim de seis meses, sofrerão um corte de 10%.

28/03/2012

Falsas facturas da EDP usadas como phishing

A EDP alerta para o envio de um e-mail fraudulento, de origem desconhecida, com supostas facturas da EDP, para as caixas de correio de diversos utilizadores, sem que obrigatoriamente sejam clientes do Grupo. Os utilizadores recebem um email em nome da EDP Comercial com o assunto “Envio de Fatura Eletrónica de 2012/03/24 do CIL C22349082″ onde se utiliza a imagem e nome do Grupo de forma a tornar a mensagem mais realista e, com isso, conseguir aumentar a eficácia do ataque. 

A mensagem de e-mail utilizada é uma cópia de mensagens autênticas enviadas pela EDP aos seus clientes. Ao aceder ao link da factura electrónica, é instalado um software malicioso (malware) e, em simultâneo, é aberto um documento em formato pdf que dissimula a instalação do malware, a maioria das vezes com o objectivo roubar credenciais ou outra informação confidencial dos utilizadores. Este tipo de ação maliciosa denomina-se Phishing e visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais.

27/03/2012

Mapa Judiciário II

Já o dissemos: a reorganização judiciária só se justifica se for para melhorar o serviço de justiça para o cidadão. Isso não passa pelo encerramento de tribunais, distanciando a justiça dos cidadãos e tornando-a ainda mais um direito só para alguns privilegiados! 

Dois exemplos: a Comarca de Lagos integra os concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur. A Comarca de Monchique abrange apenas o concelho de Monchique. Ao longo de anos que Lagos é um tribunal ‘afundado’. Integrando, como se propõe, a Comarca de Monchique em Lagos, ficará um caos! Olhando para o mapa de Portugal, Aljezur fica mesmo ao lado de Monchique e estão servidos de estrada em boas condições.

27/03/2012

Fisco avisa 200 mil para mudarem caixa registadora

Em Abril, 150 inspectores começam fiscalização que vai durar três meses. 

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já está a enviar cartas a cerca de 200 mil contribuintes com um volume de negócios superior a 100 mil euros a alertar para a obrigatoriedade de utilizar programas de facturação certificados já a partir de 1 de Abril. Esta medida insere-se no plano do Governo de combate à fraude e evasão fiscais, com o objectivo de combater a economia paralela. Aquelas empresas deixarão assim de poder usar máquina registadora ou facturação manual.

27/03/2012

Empresas recorrem cada vez menos ao ‘lay-off’

Em 2011 houve uma quebra de 43,7% no número de trabalhadores abrangidos pelo ‘lay-off’. Patronato explica que as empresas já fizeram a sua reestruturação. 

Em 2011, 282 estabelecimentos avançaram com processos de ‘lay-off', o que representa uma descida de 19% face a 2010. Já o número de processos caiu 22,5%, para 334. Da mesma forma, também houve menos trabalhadores abrangidos por processos de redução ou suspensão de horário. De acordo com os dados do Ministério da Economia, no ano passado, estavam 3.677 trabalhadores em ‘lay-off', menos 43,7% face a 2010. E a despesa do Estado nestes casos também caiu 18,8%, para quase 3,8 milhões de euros.

27/03/2012

Derrotas em Tribunal aproveitadas na reforma da Lei da Concorrência

A nova Lei da Concorrência reforça os poderes da Autoridade, dando também argumentos para haver menos recursos em Tribunal e consequentemente menos derrotas.

Vem aí uma nova Lei da Concorrência. Aprovada já no Parlamento, falta ainda receber luz-verde da Presidência. Há, já, quem sugira haver possibilidades de inconstitucionalidade, mas Manuel Sebastião, o principal mentor desta Lei, acredita que "o que está na Lei é seguro e serve a concorrência", acrescentando não ver motivos de inconstitucionalidade. A Autoridade da Concorrência sai reforçada neste diploma, nomeadamente ao nível de buscas e apreensões. Manuel Sebastião dá a sua garantia que não haverá abusos. "A proposta de Lei é muito boa", afirmou aos deputados. E acrescentou: "Tem-se criticado, injustamente a meu ver, a AdC porque não faz. Não há críticas que digam que a AdC abusou", o que dá garantias que "a AdC não irá abusar desses poderes". Por outro lado, lembra já ter havido casos em que a AdC não foi autorizada pelo juiz a fazer buscas.

26/03/2012

Finanças preparam fiscalização aos programas de facturação certificada das empresas

A Autoridade Tributária e Aduaneira, do Ministério das Finanças, está a lembrar cerca de 200 mil empresas com volumes de negócios superiores a 100 mil euros da obrigatoriedade de utilizarem programas de facturação certificados, e inicia em Abril uma acção de fiscalização neste âmbito.

O Orçamento do Estado para este ano estipulou a utilização obrigatória de programas informáticos de facturação certificados para a generalidade dos contribuintes empresariais, que se aplica a partir de 1 de Abril para os que têm facturação superior a 125 mil euros anuais e a partir de 1 de Janeiro de 2013 para os que têm facturação superior a 100 mil euros. 

A Autoridade Tributária e Aduaneira está agora a enviar uma comunicação a esses contribuintes, e no próximo mês inicia “uma grande acção de fiscalização em todos os distritos do país”, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério das Finanças.

In: Público
26/03/2012

Juízes querem recuperar confiança dos cidadãos no sistema de justiça

Novo presidente da ASJP, Mouraz Lopes, pede a colaboração e o envolvimento de todos os orgãos de soberania

O desembargador Mouraz Lopes é o novo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), depois de a lista que emcabeçava ter vencido as eleições realizadas no sábado passado. Como prioridade para o seu mandato elege a necessidade de se retomar a confiança dos cidadãos no sistema de justiça, tarefa na qual quer ver também envolvidos todos os orgãos de soberania. 

“Em momentos complicados, difíceis e de crise, é importante que as pessoas confiem nos seus juízes”, disse Mouraz Lopes, cujo programa defendia também uma cada vez maior abertura dos tribunais e do sistema de justiça face aos cidadãos.

26/03/2012

Magistrados e juízes têm novos representantes

Mudança, mas pouco. Rui Cardoso era o único candidato ao sindicato dos magistrados e Mouraz Lopes, dos juízes, foi apoiado pelo antecessor


A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) elegeram, este fim-de-semana, novos representantes. Mas se é certo que as caras são novas, pouco deverá mudar nos dois sindicatos.
Mouraz Lopes, o novo presidente da associação de juízes, contou com o apoio do antecessor António Martins – que não se recandidatou e foi seu mandatário antes da eleição. Quanto a Rui Cardoso, o novo líder do SMMP, já era secretário-geral do sindicato e encabeçou a única lista que foi a votos.
In: ionline
26/03/2012

Programa de apoio ao arrendamento apoiou menos 16% dos jovens em 2011

Governo prepara alterações às regras, que já deverão entrar em vigor em Abril. 

O programa de apoio ao arrendamento jovem - Porta 65 Jovem - apoiou menos 16% pessoas no ano passado face ao total de 2010. Isto apesar de os serviços do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) terem recebido mais 3.535 candidaturas: foram quase 20 mil no total.

Em termos práticos receberam subsídio de renda 8.174 jovens, menos 15,9% do que em 2010. Embora as regras do Porta 65 Jovem tenham sido alargadas em 2010, houve um menor número de jovens a receber o apoio no ano passado, apesar de terem direito a ele.

26/03/2012

Alteração à lei da imigração quer facilitar investimento no País

O Governo quer acelerar processos e encurtar prazos quando estão em causa investimentos elevados de imigrantes em Portugal. 

O Governo quer facilitar investimentos elevados no País por parte de cidadãos de países de fora da UE e já preparou alterações à lei da imigração nesse sentido. Esta é uma das várias mudanças ao regime de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros, que o Executivo entregou na semana passada ao Parlamento.

26/03/2012

Crise trava divórcios. Unidos pelas dívidas

Marta já tentou ir viver com os pais para conseguir fazer face aos encargos acrescidos que surgiram depois do divórcio. Foi ela quem o pediu, quando a rotina e a saturação tomou conta do casamento, o marido frente à televisão desde o regresso do emprego até se deitar. Farta de tentar mudá-lo, mudou-se. Já nem a terapia de casal ajudou, talvez porque a ansiedade pela liberdade era muito maior. Mas acabou por aceitar o convite do marido e ficou ela na casa comum. Já divorciada, fez a festa durante alguns meses, regressando aos tempos de jovem solteira. 

Até que foi forçada a aterrar na realidade crua: despesas novas e as de sempre, agora todas a saírem do seu bolso, como o empréstimo da casa. Um pesadelo. Deprimida, em parte também porque semana--sim, semana-não ficava sem os três filhos numa casa vazia, atrasou a entrega de trabalhos e começou a receber menos encomendas, logo menos rendimentos. Viver com os pais parecia ser a solução perfeita mas acabou por também não se conseguir adaptar. Actualmente, procura entender-se com o ex-marido. Ponderam mesmo voltar a viver juntos.

In: ionline
26/03/2012

Primeiro fundo social de arrendamento vai ter duas mil casas


A banca e o Ministério da Solidariedade estão a ultimar a criação de um fundo de 200 milhões de euros que irá gerir duas mil casas. 

O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social deverá anunciar, brevemente, a criação de um Fundo Social de Arrendamento (FSA) destinado a famílias com rendimentos insuficientes para aceder quer à compra de habitação, quer ao mercado de arrendamento livre. "Há um segmento de mercado por ocupar entre a habitação social e a renda livre. Estas casas destinam-se a famílias que não têm capacidade financeira para aderir ao arrendamento livre", descreve fonte ligada ao processo.

25/03/2012

Empresários temem que pagamento de IVA leve a vaga de falências

O verdadeiro impacto da subida do IVA, desde o início do ano, só vai ser conhecido a partir de Maio. Os comerciantes com facturação mais baixa têm até meados daquele mês para entregar ao Estado o imposto que têm vindo a cobrar aos consumidores, e as dificuldades de tesouraria tenderão a vir ao de cima. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) teme uma «vaga exponencial» de falências. E 25% dos associados da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) está a despedir. 

O presidente da CCP, João Vieira Lopes, refere que as dificuldades de tesouraria com o pagamento do IVA vão sentir-se, sobretudo, na restauração, em que este imposto passou de 13% para 23% no início do ano. «Num momento em que as empresas já têm as margens esmagadas, em que estão sujeitas à pressão da quebra de vendas e de encomendas, o IVA tem impacto». 

 In: SOL 
25/03/2012

Desembargador Mouraz Lopes eleito presidente da Associação Sindical de Juízes

A lista de Mouraz Lopes foi eleita com 669 votos. O desembargador derrotou Araújo de Barros. 

O desembargador Mouraz Lopes foi hoje eleito presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) com 669 votos, revelam os dados publicados no site da associação. 

A lista A, de Mouraz Lopes, foi eleita com 669 votos, derrotando assim a lista B, de Araújo Barros, que obteve 475 votos. Nesta eleição foram ainda registados 39 votos brancos e 13 nulos.

O desembargador garantiu hoje, em declarações à Lusa, que irá "cumprir exatamente" aquilo a que a lista que encabeça se propôs perante os colegas de profissão.

In: Expresso
25/03/2012

Rui Cardoso é o novo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

O atual secretário-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), Rui Cardoso, foi hoje eleito presidente da direção daquela estrutura sindical, naquela que foi a “maior votação de sempre”, disse o próprio à Lusa.

“O acto eleitoral já encerrou e está a proceder-se à contagem dos votos. Foi a maior votação de sempre, em toda a história do sindicato, o que muito me agrada”, disse à Lusa Rui Cardoso, que encabeçou a lista única que concorreu às eleições do SMMP. 

Rui Cardoso substitui João Palma, que foi eleito presidente do SMMP há três anos e que decidiu não se recandidatar ao cargo, tendo, porém, apelado publicamente à votação no seu sucessor.

In: ionline
25/03/2012

Finanças exigem 500 euros de caução para recurso da avaliação de imóveis


In: SIC 
24/03/2012

Quase 7 mil imóveis entregues aos bancos em 2011 por incumprimento

Quase sete mil imóveis foram entregues aos bancos em dação por famílias e por promotores imobiliários em 2011, em resultado do incumprimento nos créditos à habitação e à construção, segundo estimativas da associação que representa o setor imobiliário.

De acordo com as estimativas da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), "cerca de 6.900 imóveis foram entregues em dação em pagamento". 

Só no mês de dezembro foram entregues 1.100 imóveis, o que representa "o pior resultado do ano transato e substantiva-se como o corolário de um segundo semestre extremamente difícil, em que o agravamento homólogo deste fenómeno se situou em torno dos 17,9 por cento".

In: Visão
24/03/2012

Crianças encontradas pelos técnicos do Instituto de Apoio à Criança

110 crianças foram encontradas, em 2011, nas ruas de Lisboa, pelos técnicos do Instituto de Apoio à Criança, que receberam outras 49 denúncias de menores que tinham fugido das instituições ou deambulavam pela cidade. Entre 1989 e 1994,foram tirados das ruas da capital 600 menores.

24/03/2012

Mais de 80 processos já chegaram à arbitragem fiscal

A arbitragem fiscal arrancou em Julho do ano passado, com o objectivo de resolver de forma mais célere os conflitos entre o Fisco e os contribuintes. 

Os tribunais arbitrais tributários já têm 81 processos em mãos desde que o regime de arbitragem tributária entrou em vigor, a 1 de Julho do ano passado. A arbitragem fiscal pretende ser uma forma mais rápida de resolver os conflitos entre os contribuintes e o Fisco, evitando recorrer aos tribunais, mas cujo veredicto tem o valor de uma decisão judicial.

In: Diário Económico
23/03/2012

Despedimentos colectivos deixam 12 mil sem trabalho em Janeiro

No último trimestre do ano passado, as empresas que recorreram a esta via para despedir aumentaram o desemprego em 16,7 mil pessoas.

Os despedimentos colectivos estão a crescer a um ritmo alucinante em Portugal. No primeiro trimestre de 2001, 157 empresas entraram com pedidos desta natureza, contra as 114 que solicitaram o mesmo apenas no mês de Janeiro deste ano. O total de trabalhadores envolvidos nos primeiros três meses do ano passado foi de 7951, enquanto em Janeiro já ia nos 7335. 

Também no primeiro mês deste ano, 11878 trabalhadores de 108 empresas ficaram sem trabalho por esta via, contra os 6771 dos primeiros três meses do ano passado. E se todos os processos tivessem sido concluídos no primeiro mês deste ano, o número de despedimentos colectivos teria subido para as 12,6 mil pessoas.

In: ionline
23/03/2012

Penas de prisão sobem para quem contratar imigrantes ilegais

Pena máxima sobe de quatro para seis anos. Se o acto for reiterado, pode chegar a oito anos. 

O Governo quer reforçar a pena de prisão aplicável a quem angarie mão-de-obra ilegal e a quem recorra ao chamado "casamento de conveniência" para obter um visto ou autorização de residência. 

Na proposta de lei que ontem deu entrada no Parlamento, prevê-se que as penas de prisão possam ir de um a seis anos para "quem, com intenção lucrativa, para si ou para terceiro, aliciar ou angariar com o objectivo de introduzir no mercado de trabalho cidadãos estrangeiros",...

23/03/2012

Governo aperta regras para entrada de estrangeiros em Portugal

“Criminalização da contratação de imigração ilegal” e o “reforço ao combate aos casamentos de conveniência” são duas das várias medidas aprovadas.

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que "altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros. 

A proposta de alteração introduz "melhorias significativas na nova legislação" assegura o Executivo, que destaca entre outras coisas a "criminalização da contratação de imigração ilegal" e o "reforço ao combate aos casamentos e uniões de facto de conveniência".

22/03/2012

"Temos juízes competentes e credíveis"

Araújo de Barros encabeça a lista B à presidência da Associação Sindical dos Juízes, contra Mouraz Lopes. Eleições decorrem no sábado. 

Correio da Manhã – Por que razão decidiu candidatar-se? 

Araújo de Barros – Entendemos ser a hora de reagir contra uma certa passividade dos nossos representantes a interesses, nomeadamente de ordem académica, que são estranhos ao que deve preocupar os juízes na sua actividade vocacional, que é a de aplicar a lei e exercer a justiça. Tal postura passiva tem contribuído muito para a degradação do estatuto dos juízes e para a corrosão da própria imagem que deles vem sendo veiculada. 

22/03/2012

Ministra acerta com PJ pagamento de horas extras

Governo e investigadores da Polícia Judiciária vão começar a discutir a forma de pagamento do trabalho extraordinário, realizado naquela polícia, a partir da segunda quinzena de Abril. A decisão foi tomada anteontem, após reunião, em Lisboa, da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) com a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.


In: asjp
21/03/2012

Cada processo de pequeno furto custa entre 500 a 700 euros ao contribuinte

Cada processo judicial relativo a pequenos furtos custa ao contribuinte entre 500 a 700 euros, segundo o Ministério da Justiça, que quer transformá-los em crimes de natureza particular. 

Nas propostas que constam da revisão do Código Penal, que serão enviadas esta semana aos parceiros do setor da justiça, o Governo defende que nos casos de furtos em estabelecimentos comerciais, sempre que o proprietário consiga reaver o material furtado, deve ser ele próprio a deduzir acusação. 


In: Expresso 
21/03/2012

Exigida maior rapidez no tratamento de processos

Isabel São Marcos, vice-procuradora-geral da República, apelou ontem, no final de uma sessão de trabalho na PGR, a uma maior rapidez processual, não estranhando ” a insatisfação dos cidadãos com a Justiça” 

“Não nos resta nem mais tempo, nem mais espaço, para deixar de corresponder aos apelos para o uso dos mecanismos processuais simplificados”, afirmou Isabel São Marcos, no final da sessão sobre formas processuais penais simplificadas.

In: asjp
21/03/2012

António Martins: «Não há qualquer vingança dos juízes»

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) anunciou na semana passada uma iniciativa inédita: vai fazer uma denúncia ao Ministério Público (MP), para que este investigue as despesas dos 14 gabinetes ministeriais do Governo de José Sócrates, com base nos dados a que tiveram acesso. António Martins rebate a acusação dos socialistas de que os juízes estão a vingar-se e diz que só agem por «dever cívico».

Por que decidiram questionar o uso, por parte dos membros do anterior Governo, de cartões de crédito e de telefones, pagos pelo Estado? 

Não questionámos propriamente o uso. Na altura, em Outubro de 2010, estava em discussão a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2011 e, perante os cortes previstos, procurámos apenas obter informação sobre os vencimentos e outros acréscimos dos membros do Governo, bem como sobre os gastos ministeriais, com vista a encontrar argumentos na defesa dos interesses sócio-profissionais dos juízes. E, à mesa das negociações, pedimos essa informação.

In: SOL
20/03/2012

Parlamento vai criar uma comissão para simplificar as leis

A Assembleia da República quer tornar as leis actuais mais simples. Por isso, em 2013 vai arrancar uma comissão técnica, composta por políticos e técnicos, com o objectivo de simplificar e articular as leis que existem. Os partidos estão todos de acordo.

O anúncio foi feito esta manhã pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. “A legislação simplificada é essencial até ao fim da actual legislatura e começará já no próximo ano”, adiantou, num encontro com jornalistas. “É uma questão essencial para a economia, para os tribunais e para o funcionamento da administração, que podemos prevenir a partir da legislação”, explicou. 

A ideia é criar uma comissão mista, composta por técnicos – provavelmente provenientes de universidades – e por deputados, que irá simplificar a legislação, atendendo às queixas dos juízes. “Os juízes e os agentes administrativos queixam-se que os Parlamentos legislam e depois deixam a interpretação e o conhecimento da lei ao trabalho penoso dos operadores jurídicos. O Parlamento terá em conta esse trabalho penoso”, explicou a presidente.

20/03/2012