Impostos - Quanto vai pagar com o novo imposto para carros a gasóleo

A partir de 2014 os proprietários dos carros movidos a gasóleo vão ter que pagar uma taxa adicional ao Imposto Único de Circulação (IUC), por estes serem considerados pelo Governo como “mais poluentes”. 

No relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), o Executivo explica que "propõe a introdução de um adicional de IUC, incidente sobre as viaturas ligeiras de passageiros movidos a gasóleo, tradicionalmente sujeitos a um regime fiscal mais favorável, nomeadamente em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), de modo a reequilibrar a sua situação tributária com as viaturas equivalentes a gasolina, atendendo simultaneamente ao facto de estas viaturas serem, em regra, mais poluentes e mais prejudiciais ao ambiente."

PROPOSTA OE 2014 
Imposto adicional sobre veículos a gasóleo

                                          Gasóleo                   Taxa adicional
 Cilidrada (cm3)                   (euros)
 Até 1.250                      5,05
Mais de 1.250 até 1.750                    10,07
Mais de 1.750 até 2.500                    20,12
Mais de 2.500                    68,85

Fonte: OE2014

O presidente da direcção nacional da Quercus, Nuno Sequeira, em declarações à agência "Lusa", considerou a proposta do agravamento do IUC para veículos a gasóleo como uma medida "moralmente injustificável", apesar de ser "ambientalmente compreensível".
"Se, por um lado, a medida é ambientalmente compreensível, porque sabemos que os veículos a gasóleo são de uma forma geral mais poluentes (...), social e moralmente é injustificável, porque o que deve acontecer é o Estado, à partida, identificar o problema e prevenir os contribuintes quanto ao problema, e não penalizá-los posteriormente", sublinha Nuno Sequeira.

Taxas IUC aplicáveis aos veículos da categoria B (matrículas a partir de 1 de Julho de 2007)
Escalão de cilindrada (cm3)
   Taxa
 
Escalão de CO2     Taxa 
 IUC  2013
 
 IUC 2014  Var.% 14/13
   2013    2014     2013    2014
 Até 1.250  27,87€  28,15€  Até 120  57,19€  57,76€  97,82€  103,82€  6,13%
 Mais de 1.250 até 1.750  55,94€  56,50€  Mais de 120 até 180  85,69€  86,55€  162,87€  174,58€  7,19%
 Mais de 1.750 até 2.500  111,77€  112,89€  Mais de 180 até 250  186,10€  187,96€  342,55€  366,10€  6,87%
 Mais de 2.500  382,51€  386,34€  Mais de 250  318,8€  321,99€  806,51€  883,43€  9,54%

Taxas IUC aplicáveis a veículos da categoria A (matrículas de 1981 a 30 de Junho de 2007)
Gasóleo (cm3)   Posterior 1995  De 1990 a 1995  De 1981 a 1989
  2013   2014  Var.% 14/13   2013   2014  Var.% 14/13  2013  2014   Var.% 14/13 
 Até 1.250  17,47€  20,78€  18,9%  10,1€  13,1€  19%  7,73€  9,2€  19%
 Mais de 1.250 até 1.750  35,06€  41,72€  19,0%  19,7€  23,45€  19%  11,01€  13,1€  19%
 Mais de 1.750 até 2.500  54,76€  65,17€  19,0%  30,61€  36,43€  19%  15,36€  18,27€  18,9%
 Mais de 2.500  138,95€  165,35€  19,0%  73,29€  87,21€  18%  31,67€  37,69€  19%

Em Portugal, mais de 70% dos carros são a gasóleo. Consulte em baixo alguns exemplos do aumento que o IUC irá sofrer com a nova taxa. Faça as suas simulações.

Valor do IUC para um carro matriculado após 1 de Julho de 2007

Modelo  Smart Fortwo Coupe cdi
2013   97,82€
2014 103,82€
Var.%13/14     6,1%
Modelo Renault Clio IV Dynamique S 1.5 dCi 90cv 5p
 2013  130,10€
 2014  141,47€
 Var.%13/14  8,70%
Modelo BMW Série 1 1.6d (F20) 5p
2013  194,30€
2014  216,37€
Var.%13/14     11,40%
Modelo Peugeot 508 SW Active 1.6 HDi 115 CVM5
2013  130,10€
2014  141,47€
Var.%13/14      8,70%                                       In: Diário Económico

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