A partir de 2014 os proprietários dos carros movidos a gasóleo vão
ter que pagar uma taxa adicional ao Imposto Único de Circulação (IUC),
por estes serem considerados pelo Governo como “mais poluentes”.
No relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para
2014 (OE2014), o Executivo explica que "propõe a introdução de um
adicional de IUC, incidente sobre as viaturas ligeiras de passageiros
movidos a gasóleo, tradicionalmente sujeitos a um regime fiscal mais
favorável, nomeadamente em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos e
Energéticos (ISP), de modo a reequilibrar a sua situação tributária com
as viaturas equivalentes a gasolina, atendendo simultaneamente ao facto
de estas viaturas serem, em regra, mais poluentes e mais prejudiciais
ao ambiente."
PROPOSTA OE 2014
Imposto adicional sobre veículos a gasóleo
Imposto adicional sobre veículos a gasóleo
Gasóleo | Taxa adicional | |
Cilidrada (cm3) | (euros) | |
Até 1.250 | 5,05 | |
Mais de 1.250 até 1.750 | 10,07 | |
Mais de 1.750 até 2.500 | 20,12 | |
Mais de 2.500 | 68,85 |
Fonte: OE2014
O presidente da direcção nacional da Quercus, Nuno Sequeira, em
declarações à agência "Lusa", considerou a proposta do agravamento do
IUC para veículos a gasóleo como uma medida "moralmente injustificável",
apesar de ser "ambientalmente compreensível".
"Se, por um lado, a medida é ambientalmente compreensível, porque
sabemos que os veículos a gasóleo são de uma forma geral mais poluentes
(...), social e moralmente é injustificável, porque o que deve acontecer
é o Estado, à partida, identificar o problema e prevenir os
contribuintes quanto ao problema, e não penalizá-los posteriormente",
sublinha Nuno Sequeira.
Taxas IUC aplicáveis aos veículos da categoria B (matrículas a partir de 1 de Julho de 2007)
Escalão de cilindrada (cm3) | Taxa |
Escalão de CO2 | Taxa | IUC 2013 |
IUC 2014 | Var.% 14/13 | ||
2013 | 2014 | 2013 | 2014 | |||||
Até 1.250 | 27,87€ | 28,15€ | Até 120 | 57,19€ | 57,76€ | 97,82€ | 103,82€ | 6,13% |
Mais de 1.250 até 1.750 | 55,94€ | 56,50€ | Mais de 120 até 180 | 85,69€ | 86,55€ | 162,87€ | 174,58€ | 7,19% |
Mais de 1.750 até 2.500 | 111,77€ | 112,89€ | Mais de 180 até 250 | 186,10€ | 187,96€ | 342,55€ | 366,10€ | 6,87% |
Mais de 2.500 | 382,51€ | 386,34€ | Mais de 250 | 318,8€ | 321,99€ | 806,51€ | 883,43€ | 9,54% |
Taxas IUC aplicáveis a veículos da categoria A (matrículas de 1981 a 30 de Junho de 2007)
Gasóleo (cm3) | Posterior 1995 | De 1990 a 1995 | De 1981 a 1989 | ||||||
2013 | 2014 | Var.% 14/13 | 2013 | 2014 | Var.% 14/13 | 2013 | 2014 | Var.% 14/13 | |
Até 1.250 | 17,47€ | 20,78€ | 18,9% | 10,1€ | 13,1€ | 19% | 7,73€ | 9,2€ | 19% |
Mais de 1.250 até 1.750 | 35,06€ | 41,72€ | 19,0% | 19,7€ | 23,45€ | 19% | 11,01€ | 13,1€ | 19% |
Mais de 1.750 até 2.500 | 54,76€ | 65,17€ | 19,0% | 30,61€ | 36,43€ | 19% | 15,36€ | 18,27€ | 18,9% |
Mais de 2.500 | 138,95€ | 165,35€ | 19,0% | 73,29€ | 87,21€ | 18% | 31,67€ | 37,69€ | 19% |
Em Portugal, mais de 70% dos carros são a gasóleo. Consulte em baixo alguns exemplos do aumento que o IUC irá sofrer com a nova taxa. Faça as suas simulações.
Valor do IUC para um carro matriculado após 1 de Julho de 2007
Modelo | Smart Fortwo Coupe cdi | |||||
2013 | 97,82€ | |||||
2014 | 103,82€ | |||||
Var.%13/14 | 6,1% |
Modelo | Renault Clio IV Dynamique S 1.5 dCi 90cv 5p | |
2013 | 130,10€ | |
2014 | 141,47€ | |
Var.%13/14 | 8,70% |
Modelo | BMW Série 1 1.6d (F20) 5p | |
2013 | 194,30€ | |
2014 | 216,37€ | |
Var.%13/14 | 11,40% |
Modelo | Peugeot 508 SW Active 1.6 HDi 115 CVM5 | |||
2013 | 130,10€ | |||
2014 | 141,47€ | |||
Var.%13/14 | 8,70% In: Diário Económico |
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