Novo Código Penal. “Os tribunais vão entupir”

As alterações ao Código Penal e de Processo Penal entraram em vigor há quase um mês. E os tribunais já estão com dificuldades: há deficiências técnicas e falta de pessoal

Há novas histórias nos corredores dos tribunais que até aqui julgavam apenas os pequenos crimes: agora o dia-a-dia não é só em torno do arguido que insultou polícias ou da difícil reabilitação do condutor apanhado oito vezes sem carta. Em Loures já foram julgados roubos e furtos qualificados. Em Lisboa, já chegaram à pequena instância criminal tentativas de homicídio, assaltos e coacção sexual. E mais a norte, no Fundão, tudo se encaminha para levar a julgamento sumário – mais rápido, e apenas com um juiz – o homem que na semana passada terá matado a mulher à paulada. Mas as alterações à lei não trouxeram só a novidade de julgar crimes mais graves. Atrelados vieram também os problemas logísticos decorrentes de um maior volume de casos. 

Uma fonte da Pequena Instância Criminal de Lisboa ouvida pelo i adianta que “não existem recursos para fazer da Pequena Instância aquilo que o legislador exige”. “Há questões de organização e de recursos que não foram pensadas por ninguém”, avisa a fonte que prefere não ser identificada. Manuel Sousa, vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais e secretário do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, é ainda mais pessimista: “Pode estar para breve a ruptura completa dos serviços. Os tribunais vão entupir.”

In: ionline
22/04/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário