Governo quer prolongar renovação extraordinária de contratos a prazo

Sindicatos foram apanhados de surpresa. Patrões aplaudem a medida.

O Governo quer prolongar até 2016 as renovações extraordinárias dos contratos de trabalho a prazo. A proposta de lei vai ser apresentada esta quarta-feira em sede de concertação social.
A renovação extraordinária dos contratos de trabalho com prazo certo entrou em vigor no início de 2012 e expirou no final do mês passado. Agora, o Governo faz sua uma sugestão das confederações patronais e quer permitir que os contratos que atinjam o limite de três anos ou três renovações até Dezembro de 2014 possam ser prorrogados até 2016.

O principal argumento do Executivo e dos patrões é que desta forma se evita lançar mais gente para o desemprego. Os sindicatos foram apanhados de surpresa e não concordam porque se está a generalizar a precariedade, diz Arménio Carlos, da CGTP.

“Nem sabíamos que esta proposta ia ser apresentada, porque o Governo nem tão pouco nos sondou. Esta medida já foi apresentada como excepcional há dois anos e, agora, de excepcional está a tornar-se em regra. Nós não estamos de acordo, porque se se justifica a manutenção destes postos de trabalho, quer dizer que no final do contrato os trabalhadores deviam passar ao quadro de efectivos”, diz Arménio Carlos

A proposta de lei ainda não é conhecida, só vai ser revelada esta quarta-feira, mas João Machado, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), considera que é positiva, porque no clima de incerteza económica não há empresa que arrisque contratar trabalhadores para o quadro.

In: RR
31/07/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário