Ministério da Justiça quer reclusos mais solidários

Plano apresentado prevê também a criação de mais hortas solidárias e uma aposta nas casas de saída, que servem para ajudar à reintegração dos reclusos na sociedade.

O Ministério da Justiça quer aumentar o voluntariado realizado por reclusos, colocar as cadeias a dar produtos agrícolas a instituições locais e até mesmo ver reclusos em equipas de prevenção e combate aos incêndios.

Estas são algumas das 100 medidas do Plano Nacional de Reabilitação e Reinserção para 2013-2015, a que a Renascença teve acesso.

O plano pretende transformar o tempo que os reclusos passam na prisão em acções de formação e tarefas essenciais para a futura vida em liberdade.

Ao longo de 100 pontos o documento revela que um dos objectivos estratégicos é precisamente formar uma centena de condenados para realizarem trabalhos de prevenção de fogos florestais e outros 50 para integrarem equipas de supressão de incêndios.

O Plano Nacional de Reinserção aposta também no aumento da actividade laboral em meio prisional e um maior envolvimento da sociedade civil nesta tarefa. Outro dos objectivos é também alargar a rede de potenciais clientes dos bens e serviços produzidos nas prisões.

In: RR
17/07/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário