Associação de consumidores quer campanha sobre mudanças no Código da Estrada

A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) exigiu hoje ao Governo que realize uma campanha de divulgação pública sobre as novas alterações ao código da estrada, em vigor desde o início do ano.

O Governo não está a cumprir a obrigação de informar os cidadãos sobre as novas regras rodoviárias – mais de 60 alterações –, acusa Mário Frota, presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo (apDC). 

“As alterações têm suscitado dúvidas junto dos automobilistas e é inadmissível que o Estado não cumpra a sua missão de informar os cidadãos das novas regras”, afirma o presidente da apDC, Mário Frota. Por isso, acrescenta, “é imperativo que todos os cidadãos tenham acesso à informação sobre as alterações recentes, de forma simplificada e detalhada, através da RTP, e das antenas da RDP”.

Uma das regras que mais dúvidas tem levantado, precisa o responsável da apDC, é relativa aos cidadãos que não se façam acompanhar pelo cartão de cidadão e que devem, nessas circunstâncias, fazer-se acompanhar do NIF. “Mas há muitas outras a suscitar confusão”, acrescenta Mário Frota. “São mudanças fundamentais que exigem que os cidadãos estejam informados”. 

Para Mário Frota, o número de novidades no Código da Estrada, 62, já em vigor, torna esta iniciativa urgente. “É um número significativo de novas regras e isso exigiria que o anúncio e a explicação pormenorizada das novas normas fossem realizados em tempo útil”, sublinha.

In: SOL
10/01/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário