Em 2012, perto de oito mil portugueses pediram o Livro de Reclamações em
hospitais e centros de saúde, a uma média de 21 queixas por dia.
O atendimento administrativo em serviços de saúde e o tempo de espera
excessivo foram no ano passado os principais motivos de queixa dos
cidadãos nas instituições de saúde nacionais, indica o relatório de
actividades de 2012 da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), divulgado
nesta quinta-feira.
Cabe
à ERS receber e monitorizar todas as queixas escritas nos Livros de
Reclamações de instituições de saúde, assim como todas as que lhe são
directamente dirigidas por utentes. Contas feitas para o ano passado,
houve um total de 7910 reclamações, a uma média de 21 por dia. Este
número representa um decréscimo de 8% face às 8634 reclamações
apresentadas no ano anterior, naquela que é primeira descida desde que
as queixas passaram a ser contabilizadas, em 2006.
In: Público
17/05/2013
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