Horário da Função Pública pode ser reduzido após "fase de emergência"

Hélder Rosalino admitiu hoje voltar a reduzir o horário dos funcionários, depois da "fase de emergência". 

O secretário de Estado da Administração Pública falava na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, onde os deputados estão a discutir dois diplomas relativos aos trabalhadores do Estado: o aumento do horário de trabalho das 35 horas semanais para as 40 horas e o sistema de requalificação (mobilidade especial).

"Admito que, ultrapassada esta fase de emergência, se possa mais tarde colocar a possibilidade de alterar novamente o horário da função pública", disse Hélder Rosalino.

"Mas parece-nos que passar para as 40 horas não é uma transição que considere muito significativa tendo em conta que esse é o regime regra do sector privado", acrescentou o secretário de Estado.

Por outro lado, Rosalino sublinhou ter "consciência de que a passagem para as 40 horas vai em sentido contrário a uma tendência de muitos anos de redução do horário".

Progressões descongeladas em 2014

Hélder Rosalino admitiu ainda voltar a permitir progressões na função pública no próximo ano, tal como o Governo já tinha admitido num comunicado do Conselho de Ministros recente.

"A generalidade dos funcionários públicos estão com as progressões congeladas desde, pelo menos, 2010", lembrou o governante. "Esta situação não é sustentável por muito mais", acrescentou.

24/07/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário