Mapa judiciário está 'pronto'

O decreto-lei que vai regulamentar a nova organização dos tribunais judiciais – o chamado mapa judiciário – “está pronto e aguarda agendamento para Conselho de Ministros” nas próximas semanas, segundo afirmou ao SOL fonte oficial do Ministério da Justiça. 

É a principal reforma na área da Justiça, mas que nos últimos meses tem sido alvo de duras críticas de autarcas (cerca de 20 tribunais vão encerrar e outros 20 serão reduzidos a ‘secções de proximidade’), sindicatos de magistrados e funcionários, conselhos das magistraturas e Ordem dos Advogados. 

A versão final do decreto com as regras da instalação das novas comarcas é aguardada com grande expectativa. O Ministério da Justiça quer que a mudança de processos, de magistrados e de funcionários seja feita em simultâneo, até ao final do ano, em data por definir. Os sindicatos e os conselhos criticam o subdimensionamento dos quadros (os juízes são menos 122 a 261 do que os actuais) previsto no anteprojecto do decreto, bem como a ausência de um sistema informático e de tribunais com instalações adequadas.
Em Novembro, quando foi à Assembleia da República a apresentar o orçamento da Justiça para 2014, a ministra Paula Teixeira da Cruz fugiu a pronunciar-se sobre os custos do novo mapa judiciário.

Ao que o SOL apurou, a intenção do Governo é agora aprovar a versão definitiva até dia 21 de Fevereiro, data do Congresso do PSD. Nessa altura, a ministra da Justiça estará cara a cara com muitos autarcas e dirigentes locais do PSD que contestam as mudanças nos tribunais e deverá aproveitar para defender o ponto de vista do Governo e acalmar o partido.

In: SOL
29/01/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário